Fuga da seca: a história de retirantes em Fortaleza enviados para campos de concentração no Crato (CE). Simbolismo: a representatividade da estátua do Padre Cícero instalada no pico da Colina do Horto, em Juazeiro do Norte. Patativa do Assaré: o memorial de uma das principais figuras da cultura nordestina do século XX. Esses foram enredos de oito curtas-metragens exibidos por alunos do Colégio Plenus, na noite desta terça-feira (12), em Petrolina (PE).
 
Os documentários foram produzidos pelos estudantes a partir de uma expedição à região do Cariri, no Ceará. Os curtas narram as descobertas e experiências do grupo de adolescentes que visitou o Horto do Padre Cícero, os museus de Luiz Gonzaga, Paleontologia e do Homem Kariri; os memoriais da Menina Benigna e de Patativa do Assaré; o Balneário Cruzeiro do Caldas e o Campo de Concentração do Crato, onde o governo cearense de 1915 e de 1932 forçou sertanejos fugidos da seca a se instalarem na região, formando “currais humanos”.
 
A exibição dos curtas aconteceu durante sessão especial do Clube de Cinema do Plenus, em que pais e colegas dos alunos cineastas puderam conferir o resultado da viagem ocorrida entre os dias 31 de maio e 2 de junho. A ideia de fazer os filmes surgiu dos próprios alunos, que pelo menos uma vez por mês se encontram na sala de projeção da escola para assistir obras culturais.

O Clube de Cinema busca tornar acessíveis aos nossos estudantes importantes obras cinematográficas mundiais e clássicos que não estão no circuito comercial e que não se veem comumente na televisão”, explica a coordenadora das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, Vandi de Brito.

Com no máximo cinco minutos, os oito curtas-metragens selecionados procuraram trazer para o público fatos novos, que não constam nas narrativas sobre o Padre Cícero, Patativa do Assaré e a história de povoamento recente de Juazeiro do Norte, Crato, Pontal da Santa Cruz, Assaré, Nova Olinda e Barbalho.

Essa região deu grande contribuição para a história, cultura e crenças do nordestino. O passeio dos alunos e a produção dos documentários vêm justamente para colaborar com a proposta pedagógica do colégio de incentivar a identidade e criticidade dos nossos jovens, promover a maturidade e uma maior reflexão sobre a realidade e o mundo”, conclui Vandi.