Produtores, empresários, contadores e engenheiros agrônomos participaram de uma oficina sobre o e-Social, uma plataforma na internet criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, Receita Federal e INSS com objetivo de facilitar a vida do empregador e que deve entrar em vigor para todas as empresas até o dia 1º de julho. A oficina, promovida pelo Sindicato dos Produtores Rurais (SPR), ocorreu na tarde desta quarta-feira (13) no Hotel Nobile Suites, na orla de Petrolina (PE).

Através do sistema, os empregadores devem fornecer ao governo federal informações sobre obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias dos trabalhadores, isso de forma periódica. A plataforma tem causado dúvidas nos produtores rurais, que solicitaram ao sindicato a realização da oficina.
 
Está havendo uma mudança na forma de trabalhar do governo em relação às informações fiscais: folha de pagamento, encerramentos de contratos, afastamentos, férias, entre outros. Tivemos empresas que apresentaram algumas dificuldades para entender o e-Social e, a partir disso, buscamos trazer um profissional qualificado para orientar sobre o funcionamento do sistema”, explicou o presidente do SPR, Jailson Lira.

O palestrante do evento foi o auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, Paulo Telino, que é lotado em Recife. De acordo com ele, muitas pessoas erram o preenchimento da página virtual por não atentarem para as orientações do próprio sistema. “Elas não estão lendo o manual, não estão se preparando para a qualificação cadastral; logo, elas ficam com o temor de não estarem preparadas”. Por conta disso, Telino elogiou a iniciativa dos produtores rurais de Petrolina e do SPR. “Isso demonstra que eles se precaveram de possíveis problemas”, conta.

Proprietário da Frutalp Agrícola, José Loyo levou para a oficina a equipe de prestação de contas da empresa. O produtor confessa que ele mesmo estava cheio de dúvidas. “O e-Social é uma obrigatoriedade legal, é uma coisa totalmente nova. E para evitar grandes complicações por conta das dúvidas, não só vim como trouxe a equipe”, disse.