O último sábado (7) foi de conhecimento, diversão e interação para os alunos do 9º Ano do Plenus Colégio e Curso, de Petrolina – PE. De maneira inédita em todo o interior do estado, os estudantes, que estão a um passo de ingressar no Ensino Médio, participaram de um movimentado Aulão no parque Josepha Coelho.

Sob a inspiração da máxima do circo, ‘Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor!’, 11 docentes da escola apresentaram assuntos de 9 disciplinas num clima de muita descontração e aprendizado. Depois de uma sessão de aquecimento físico, o professor de Língua Portuguesa Nilson Alves abriu os trabalhos com uma questão de vestibular acerca da construção dos sentidos denotativos e conotativos.

Ao som de uma banda de música, formada pelos próprios alunos e professores do colégio, as 4 turmas do 9º Ano foram se enturmando com os assuntos de Literatura, História, Geografia, Biologia, Espanhol e Inglês. Tudo obedecendo à dinâmica e à proposta pedagógica do Ensino Médio.
 
Segundo a aluna Flora Régis, de 14 anos, uma ideia inspiradora que vem contextualizar o conhecimento com a perspectiva futura dos alunos. “Estamos tendo a oportunidade hoje de aprender os conteúdos num ambiente super agradável e de forma criativa. O professor de Matemática, por exemplo, aplicou as fórmulas, que a gente geralmente acha chatas, de maneira musical, ao som de um violão. Tivemos ainda vídeos e paródias bem instigantes com questões de Química, Biologia e Geografia”, completou a estudante.

Para a Diretora Pedagógica do Plenus, Sílvia Santos, a realização do primeiro Aulão – 9º Ano atingiu plenamente as expectativas da escola. “Tivemos uma resposta muito satisfatória, tanto da parte dos alunos como dos professores. Todos interagiram o tempo todo, na aplicação e discussão das questões, nas brincadeiras, encenações, desafios, provas e dinâmicas”, pontuou.

A diretora destacou ainda que a iniciativa também oportunizou a participação da atividade para estudantes de outras escolas do município, que estiveram presentes como convidados dos alunos do Plenus.

A adolescente Vanessa Nunes, por exemplo, agradeceu o convite e enfatizou a importância de eventos dessa natureza para as futuras escolhas profissionais. “Além das aulas expositivas do dia a dia, precisamos também de experiências inovadoras em ambientes agradáveis e ótimas companhias, a exemplo do que tivemos no parque, na manhã desse sábado”, concluiu.
 
CLAS Comunicação & Marketing