Será realizado na próxima quarta-feira (11) em Dormentes, no Sertão pernambucano, um seminário sobre 'As drogas e os desafios na escola'. Oferecido pela primeira vez no município, a iniciativa do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) foi motivada pelo quadro em que se encontra a situação dos jovens e o uso de drogas na região.

O evento, acontece das 8h às 11h, na Escola Maurício José Rolim, na Rua Brasilino de Brito, s/n, no bairro Dede Damasceno, e é voltado a professores da rede pública e municipal. Haverá palestras ministradas por um antropólogo, uma psicóloga e estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Segundo a assistente social e coordenadora do Cras, Liberácia Macedo, esse seminário surgiu para preparar aqueles que trabalham diretamente com o público jovem. “Trabalhando com essa prevenção, os professores e profissionais vão ficar preparados diante das situações onde alunos estão vulneráveis ao uso de drogas dentro e fora da escola”, conta.

O Centro de Referência realizou uma pesquisa de acordo com acompanhamentos feitos nas escolas, diretamente com as famílias e nos bairros da cidade, onde foi possível identificar a preocupação dos diretores, familiares e comunidade em relação ao aumento do uso de drogas através dos jovens.

Diante deste quadro, a assistente social conta que esse é um evento importante não só para a rede de educação, mas para toda a comunidade. “Com o avanço do número de pessoas e jovens se envolvendo com as drogas, os educadores e até mesmo a comunidade percebe que é necessário também haver um avanço na prevenção”, afirma.